Inscrições abertas

Bombeiros de Vila do Conde Salvam Vidas - Janeiro 2014

A Paragem cardio respiratória (PCR) é definida, segundo a wikipédia, como a interrupção da circulação sanguínea que ocorre em consequência da interrupção súbita e inesperada dos batimentos cardíacos ou da presença de batimentos cardíacos ineficazes. Após uma PCR o indivíduo perde a consciência em cerca de 10 a 15 segundos devido à paragem da circulação sanguínea cerebral.


Caso não haja retorno à circulação espontânea e o paciente não seja submetido a ressuscitação cardiopulmonar, a lesão cerebral começa a ocorrer em cerca de 3 minutos e após 10 minutos de ausência de circulação as hipóteses de ressuscitação são próximas de zero.


Perante a PCR urge uma intervenção rápida, ou melhor, imediata.


Os Bombeiros de Vila do Conde desde o início deste ano já socorreram 10 individuos em PCR. Sete homens (70%) e três mulheres (30%).


As idades variaram entre os 35 e os 93 anos e a média é de 73 anos. A maioria (70%) ocorreu no domicílio.


Foram aplicadas manobras de Suporte Básico de Vida a todas as vítimas, e foi utilizado o Desfibrilhador Automático Externo em 70% das situações. Com os dados apurados não se pode afirmar qual a causa da não utilização em 30% das situações.


Antes da chegada dos Bombeiros 50% dos casos já tinham iniciado manobras de Suporte Básico de Vida.
Dos 10 casos 50% faleceram no local ou durante o transporte, 30% foram admitidos no hospital ainda em manobras de reanimação e 20% quando chegaram ao hospital já apresentavam sinais de vida.


Dado o prognóstico da PCR (Paragem Cardio Respiratória) pode considerar-se um sucesso a recuperação de sinais de vida em 20% das situações.


Perante esta análise permite-nos apontar para a necessidade de promover o início do Suporte Básico de Vida o quanto antes, e tal como alguem dizia, o suporte básico de vida é importante para a nossa família e amigos, pois assim temos mais probabilidades de sobreviver a uma PCR. Neste momento o número de PCR mais que duplicou os valores do periodo homólogo no ano anterior.


Apesar da aposta na formação de técnicos de Ambulâncias de Socorro, os Bombeiros de Vila do Conde só possuem um Desfibrilhador Automático Externo cedido pelo INEM, o que poderá comprometer a utilização deste equipamento fundamental em situações de Paragem Cardio Respiratória.


Fica aqui um agradecimento a todos os operacionais deste Corpo de Bombeiros pelo contributo e um compromisso para com a população que juntos vamos conseguir reverter mais Paragens Cardio Respiratórias.

 

Apoios e Parcerias

© 2013 Bombeiros Voluntários de Vila do Conde