Inscrições abertas

Dia Mundial da Criança

Foi no passado dia 1 de Junho, dia mundial da criança que os Bombeiros de Vila do Conde se associaram ao "Special One Sou Eu" para criarem um programa recheado de actividades que atraiu todos os visitantes dos mais novos aos mais velhos.

 

O Programa "As Crianças São os Nossos Heróis" procurou ir ao encontro das necessidades/desejos, dos mais novos, respondendo aos anseios dos pais e criando momentos de entretenimento e lazer.


Muito embora a localização dos Bombeiros de Vila do Conde no espaço da festa não tenha sido a mais apropriada, esta equipa demonstrou mais uma vez que se consegue adaptar às mais adversas circunstâncias e torná-las oportunidades de sucesso.


Assim, promoveu um espaço de actividade, onde os mais pequenos puderam vestir (na verdadeira ascensão da palavra) a farda de bombeiro e intervir numa pista de obstáculos com o intuito de combater as chamas de um incêndio.

 

A Exposição dos vários tipos de viaturas bem como o esclarecimento pormenorizado de cada veiculo fez parte da atracção dos visitantes ao longo de todo o dia.


Os mais novos ainda tinham dois espaços onde foram heróis, o atelier de pintura onde podiam demonstrar as suas habilidades plásticas e onde podiam beneficiar de uma pintura facial.

 

Outro ponto de visita obrigatória foi o quadro onde os mais novos marcaram presença para a posteridade assinando, pintando ou escrevendo algo associado ao tema "Ser Bombeiro é..." Este quadro será afixado no quartel para poder ser visto por todos quantos nos visitarem ao longo dos tempos.


Um ponto de destaque, o "Aqui somos tema de conversa", onde a tenda dos Bombeiros de Vila do Conde foi o espaço onde o tema de conversa eram os filhos e os interessados os pais.

 

Aqui aboradaram-se temas de extrema importância como a "A criança com febre", "A criança com crise convulsiva" e "A criança com dispneia", temas apresentados por bombeiras de Vila Conde (Enfª Ana Teresa Antunes, Drª Joaquina Ramos e Enfª Sílvia Nunes), com formação superior na área de saúde e basta experiência no socorro, e que procuraram elucidar os pais sobre os sinais de alerta, alguns cuidados que devem fazer e aquilo que é prejudicial ser feito em cada um destes temas.

 

Sendo estas situações aquelas que mais afectam as crianças, são também motivos de grande preocupação para os pais e razão de maior afluência aos serviços de urgência.

 

Certos de que o conhecimento não obedece ao principio da economia e que quanto mais se partilha maior é a recompensa, foi efectuada a transmissão directa online através do nosso site.


O mesmo espaço acolheu a Drª Patricia Macho, directora clínica da Onírico - Saúde Mental que conjuntamente com a Drª Francisca Cunha e a Enfª Elsa Almeida falaram sobre a saúde mental na infância e adolescência, a resiliência e os direitos da criança.

 

Atendendo a que cerca de 20% das crianças e adolescentes apresentam pelo menos uma perturbação mental, é motivo mais que suficiente para ajudar os pais a detectarem possíveis distúrbios e ajuda-los a tornarem os seus filhos mais resilientes, e defendendo os direitos da criança.

 

A demonstração da equipa cinotécnica conseguiu atrair muitos dos que passeavam enchendo as bancadas do recinto, culminando com a actuação da equipa de Salvamento e Desencarceramento que fez a extracção de vítimas de duas viaturas com grande rapidez e respondendo aos critérios de segurança mais exigentes a nível internacional.

 

Um dia memorável para todos.

 

Um obrigado muito sentido a todo o staff dos bombeiros de Vila do Conde que mais uma vez foi motivo de orgulho desta Corporação. Aqui está o exemplo de uma equipa que funciona tirando partido das competências individuais de cada um.

Apoios e Parcerias

© 2013 Bombeiros Voluntários de Vila do Conde